A principal novidade é a volta da margem consignável para os 30%

O empréstimo consignado tem novidades a partir deste ano. Esse é o serviço de crédito conhecido por ser um dos mais vantajosos. Isso por apresentar condições mais flexíveis e atrativas. Entre elas taxas de juros mais baratas e maiores prazos para pagamento.

Trata-se de um tipo de empréstimo descontado diretamente da folha de pagamento e voltado também para aposentados e pensionistas do INSS. Com foco também em militares das forças armadas, o consignado desponta como uma dos mais recomendados para quem se encaixa nesse perfil.

No entanto, o interessado precisa ficar atento às alterações implantadas neste ano.

A carência para o pagamento da primeira parcela do empréstimo caiu de 120 para 30 dias. A medida, assim como as demais, foi tomada por causa da pandemia da covid-19.

Para aquelas pessoas que acabaram de se aposentar, o prazo necessário para contratação do primeiro consignado voltou a subir para 90 dias. No ano passado, era de 30 dias.

“Essa medida serve para resguardar o cidadão do assédio imediato de muitas financeiras para ofertar o serviço ao beneficiário”, explica o especialista em finanças, Fernando Gonzaga.

A margem consignável, ou seja, o valor da renda que pode ser comprometido com o empréstimo, deixou de ser 40% e voltou aos 35%. Lembrando que 30% é para o crédito pessoal e 5% para o uso do cartão de crédito consignado.

Outra mudança importante é que também houve alteração na taxa de juros, que teve aumento de 1,80% para 2,14%.

Ainda assim, segue como a opção de crédito mais atrativa do mercado. Os motivos são: praticidade, desconto no contracheque, holerite ou benefício do INSS. Com isso, evita-se multas e juros.

Fernando
Por Fernando,
Publicado em 20 de janeiro de 2022

Comentários