Cada consumidor é pontuado de acordo com a análise de fatores, como pagamentos de contas em dia e histórico de dívidas negativadas, por exemplo

Se você é um bom pagador, então você tem um bom score. Muitas vezes, antes de vender um bem de alto valor, como um carro ou um imóvel, o vendedor busca saber sobre o score do cidadão, justamente para saber qual é a possibilidade de ele honrar com seus compromissos.

O termo em inglês significa pontuação. “Podemos dizer que o score de crédito é o resultado dos hábitos de pagamento e relacionamento do cidadão com o mercado”, explica o consultor em finanças, Fernando Gonzaga.

Para facilitar a vida do consumidor e garantir a privacidade de suas informações pessoais, o Serasa disponibilizou o Serasa Score para consulta online, pelo próprio site da instituição. A ferramenta permite que somente o próprio consumidor confira sua pontuação.

A contagem do score vai de 0 a 1.000 pontos e cada pessoa é pontuada de acordo com a análise dos seguintes fatores, como: pagamentos de contas em dia, histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com empresas e dados cadastrais atualizados.

“Funciona assim: quanto mais alto é o score do consumidor, maiores são as chances de ele ter acesso facilitado a crédito, uma vez que seu histórico, nos últimos 12 meses, em honrar os compromissos são favoráveis”, frisa o especialista.

De acordo com Fernando Gonzaga, muitas empresas já adotaram essa pontuação para a tomada de decisão no momento de concessão de financiamentos, empréstimos e afins. “Existem vários modelos existentes, mas o Serasa Score é um dos mais usados devido à credibilidade da instituição”, conta.

Para quem não está com uma pontuação muito boa, há algumas medidas capazes de melhorar a situação do consumidor. Entre elas, é possível citar: limpar o nome, pagar contas em dia e manter dados cadastrais atualizados.

FAÇA UMA SIMULAÇÃO

 

Fernando
Por Fernando,
Publicado em 09 de dezembro de 2021

Comentários