Autoridades ainda estudam a possibilidade de concessões para beneficiários

Saiu o Bolsa Família e entrou o Além. Um benefício de transferência de renda que vai garantir o pagamento de R$ 400 mensais para quem se encaixar nos pré-requisitos. O próximo passo do governo em relação a esse programa é adequar a possibilidade de solicitação de empréstimo consignado pelos beneficiários.

Legislativo e Executivo tentam fechar as lacunas para viabilizar essa questão, no entanto, ainda há muitos pontos polêmicos a serem resolvidos.

“Ainda não é possível prever qual vai ser a decisão do governo. Há outras possibilidades além da liberação do crédito consignado para esse público. Uma delas, por exemplo, é o beneficiário poder solicitar um adiantamento integral ou de parte de seu benefício, por exemplo”, destaca o especialista em finanças, Fernando Gonzaga. “Dessa forma, o Estado passa a ser uma espécie de ‘credor’ do cidadão. Enfim, há muito a se discutir ainda”, completa.

Caso essa possibilidade se concretize, o governo faria descontos programados dentro do próprio Auxílio Brasil até completar o valor adiantado.

Entretanto, muitos parlamentares não acataram essa ideia. Um dos que é contrário a esse texto seria o próprio presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

Outro ponto polêmico seria o fato de o cidadão pedir o consignado para uma emergência e, nos meses seguintes, ter seu Auxílio Brasil suspenso ou cancelado por algum motivo. Então, como ele conseguiria quitar sua dívida?

FAÇA UMA SIMULAÇÃO

Fernando
Por Fernando,
Publicado em 02 de dezembro de 2021

Comentários