Um dos melhores jeitos de economizar dinheiro ou até recuperar o saldo gasto em compras é o caschback. Ele é um programa de fidelidade, no qual o usuário faz compras em sites parceiros e, ao acumular determinado valor em compras, recebe parte do dinheiro de volta.
Sabe aquelas cartelas antigas em que você ia, por exemplo, em uma loja de brigadeiros, e ao completar toda a cartela, ganhava um brigadeiro de graça? O sistema de cashback pode ser algo parecido.
E esta modalidade que devolve dinheiro ao consumidor está em alta e vem ganhando cada vez mais adeptos no país. O sistema foi criado em 1998, pela empresa norte-americana Ebate, e é muito comum nos Estados Unidos. É uma sensação de recompensa que agrada muito os clientes brasileiros também.
Como funciona de fato
Uma parte da comissão que a empresa de cashback recebe é da loja parceira na qual o usuário fez a compra, e é com essa verba que o cliente recebe. É isso que faz com que o negócio seja vantajoso.
Assim, o e-commerce faz uma venda, e o cartão que possui o cashback fideliza um cliente. Assim, o consumidor fica satisfeito em ter uma parte do dinheiro de volta. Segundo uma pesquisa da Nielsen Global, 45% dos brasileiros veem a devolução de dinheiro como a recompensa mais valorizada.
Cada empresa utiliza seu próprio método. Algumas utilizam cupons de descontos para o consumidor em lojas específicas, outras devolvem parte do dinheiro gasto direto na conta do cliente. Há também os aplicativos de empresas próprias, que a cada compra, o cliente ganha uma porcentagem do valor pago para usar na próxima compra, podendo acumular o valor.
Há diversas empresas e também instituições financeiras em que estes sistemas já são uma realidade. Pesquise a melhor opção para você e economize em suas compras.
Publicado em 22 de outubro de 2021