Para quem está enfrentando a crise econômica atual, nada melhor do que encontrar formas mais criativas de lidar com as contas. Nesse cenário, uma boa opção para dar um desafogo nas dívidas é poder contar com um cartão de crédito consignado.
Assim, é possível fazer com que as dívidas que seriam muito pesadas para o bolso de imediato, sejam suavizadas ao longo do tempo. Assim como fazemos com o cartão de crédito comum, ligado a nossa conta-corrente, podemos fazer com o consignado.
Porém, antes de mais nada, você sabe dizer o que é um cartão de crédito consignado?
O que é cartão de crédito consignado?
Trata-se de um cartão de crédito que pode ser utilizado como qualquer outro. Você poderá parcelar suas contas e, até mesmo, realizar saques de dinheiro em espécie nos caixas eletrônicos 24 horas.
Há uma diferença básica que, nesse caso, ele não está vinculado a uma conta-corrente e você precisará, necessariamente, ser funcionário público (municipal, estadual ou federal), militar ou receber benefício do INSS.
Eventualmente, se você trabalhar em uma empresa privada, poderá conseguir, mas é preciso saber se há algum contrato firmado entre seu empregador e uma financeira.
O que é crédito consignado?
No ano de 2003, o Governo criou uma linha de crédito destinada principalmente a funcionários públicos, militares e aposentados.
A ideia era permitir que estes indivíduos, que recebem regularmente do estado, pudessem efetivar empréstimos com juros mais baixos, que poderiam ser pagos com desconto mensal na folha de pagamento ou no benefício.
Desde que foi lançado, o crédito consignado se tornou sucesso e hoje, a grande maioria dos empréstimos se dá nessa modalidade.
Como funciona um cartão de crédito consignado
Como você viu acima, o cartão de crédito consignado funciona normalmente como qualquer outro. Você pode utilizá-lo para fazer contas parceladas ou fazer saques emergenciais. A diferença está na forma de pagamento.
Você pode fazer as compras normalmente e o valor da fatura será debitado diretamente de seu contracheque ou benefício do INSS.
Existe um limite, que trataremos a seguir, mas se você gastar um valor acima da sua margem consignável, poderá pagar o restante via boleto.
A grande vantagem é que, com essa possibilidade de fazer um desconto direto, as financeiras conseguem oferecer uma taxa de juros mais vantajosa e atrativa.
Como faço um cartão de qualidade?
Se você quer ter um cartão de crédito consignado que seja parte da solução, e não parte do problema, o ideal é que você procure uma instituição financeira reconhecida no mercado. Quando o assunto é dinheiro, é sempre bom contar com profissionais.
Isso porque, como você sabe, problemas podem ocorrer em qualquer situação envolvendo dinheiro.
Mas, se eles ocorrerem, tentar resolvê-los com uma empresa que atua de maneira profissional e respeitosa pode impedir que você tenha muita dor de cabeça. A ideia é ter um cartão que lhe dê praticidade e tranquilidade, não dor de cabeça.
Nesse sentido, uma empresa que tem se destacado muito nos últimos tempos e recebidos muitos elogios dos clientes é a CredSig. Com parceria com as mais conceituadas financeiras do Brasil na CredSIG você encontra uma baixa taxa de juros e uma avaliação muito positiva, a CredSIG tem crescido bastante no mercado.
Tire um tempo e conheça um pouco mais sobre eles.
Quais os limites de crédito?
Ao contrário do cartão de crédito comum, que tem um limite pré-liberado pelos bancos, o cartão de crédito consignado tem uma maneira própria de avaliar o seu limite. Isso porque ele leva em consideração, também, os valores dos salários ou benefícios.
Nesse caso, o valor máximo de crédito liberado pode chegar a 25 vezes o valor da margem consignável.
No entanto, para entender melhor, você precisará também saber que há um limite também para o valor de cada parcela mensal a ser descontada diretamente no contracheque ou benefício do INSS.
Essa margem consignável está diretamente ligada ao valor do contracheque ou benefício recebido.
Limites Mensais
A lei impõe uma margem consignável mensal para a utilização do cartão. Isso significa dizer que você pode parcelar a conta em diversas parcelas, mas haverá um limite que será descontado todos os meses, para que sua renda não diminua demais.
Atualmente o limite da margem consignável é de 35% do valor do salário ou benefício. Desse valor, 30% é destinado ao pagamento de empréstimos consignados e 5% restrito ao cartão.
Dessa forma, exemplificando, se você ganha R$1000, sua margem mensal te permitirá pagar no máximo R$350 de fatura do cartão. Esse valor será descontado diretamente do seu contracheque ou benefício.
Caso o valor não seja suficiente, você pode pagar o restante solicitando à financeira a emissão de um boleto com o valor restante.
Portanto, se você já tiver um empréstimo consignado, do qual esteja pagando parcelas mensalmente, seus limites podem ser alterados.
Quais as vantagens de usar um cartão de crédito consignado?
Um cartão de crédito consignado tem muitas vantagens. A principal delas, como você deve saber, é o fato de poder te ajudar a deixar para depois o pagamento de dívidas que não podem ser pagas agora.
No entanto, além disso, há diversos outros benefícios:
- Taxa de juros inferior à dos bancos;
- Ausência de taxas de anuidade;
- Compras internacionais;
- Saque emergencial;
- Desnecessidade de consulta ao SPC/SERASA;
- Dívidas de longo prazo; e
- Praticidade.
Tudo isso permite que você consiga preparar melhor a suas finanças ao longo do tempo, contando com crédito liberado na hora. Além disso, a possibilidade de saque emergencial pode ajudar em diversas situações.
Vantagens de fazer um cartão com a CredSig
Você lembra que é muito importante que você procure uma empresa confiável no momento de fazer o seu cartão de crédito consignado?
Pois bem, as melhores empresas tendem a trazer mais benefícios para aqueles que os procuram. Por isso, você precisa pesquisar bem, antes de escolher com qual irá fazer o seu cartão de crédito consignado.
A CredSig, por exemplo, uma das empresas mais conhecidas que atuam no ramo, oferece:
- Aumento de margem! 5% com cartão de crédito consignado
- Desconto no contracheque
- Taxas inferiores ao cartão de crédito convencional, a partir de 2,70% mês.
- Documentação simplificada.
- Formalização Digital.
Assim, além de contar com uma empresa que já é reconhecida no mercado por sua eficiência, você tem benefícios na taxa de juros e uma facilidade ainda maior na hora de fazer a contratação, precisando apenas de alguns documentos.
Documentação necessária
A solicitação de um cartão de crédito é um requerimento oficial e, por isso, são necessários alguns documentos, para formalização do contrato.
Mas não se preocupe, para solicitar seu cartão de crédito é tudo muito simples. Você precisará apenas de:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de residência; e
- Último contracheque.
Com esta documentação você já conseguirá fazer seu cadastro e solicitar o seu cartão de crédito em uma empresa como a CredSig. Mas é bom lembrar que outras empresas podem fazer outras solicitações e requerer outras informações.
Quem é a CredSig?
A CredSig é uma empresa especializada na intermediação de crédito por meio de várias Instituições Financeiras Parceiras com especialidade no crédito consignado e cartão de crédito consignado. Com estrutura correta, a empresa está no mercado há bastante tempo e tem demonstrado muita agilidade e eficiência na concessão de empréstimos.
Por isso, caso você esteja procurando um cartão de crédito consignado em uma empresa séria, que estará sempre pronta para atender suas necessidades, a CredSig é uma excelente opção.
Publicado em 21 de agosto de 2020