Projeto pretende liberar 30% do benefício para pagar o empréstimo

Com o nome de Auxílio Brasil, o novo Bolsa Família, pode servir também de desafogo emergencial para aqueles que mais precisam. De acordo com uma das propostas para o benefício, há a possibilidade de permitir-se a liberação de até 30% do valor para ser descontado na fonte para abater empréstimos consignados.

Ainda gerando um grande embate político, o valor médio proposto para o desconto do benefício está entre R$ 300 e R$ 400.

Segundo versa o texto, o pagamento das parcelas do crédito concedido por bancos poderá ser descontado em um caso: quando expressamente autorizado pelo beneficiário até o limite de 30% do valor do benefício.

Falta, no entanto, a definição do Ministério da Cidadania acerca das condições do crédito, bem como dos critérios para a concretização dos acordos de cooperação técnica entre a pasta e as instituições financeiras interessadas em ofertar o empréstimo.

Alguns pontos, porém, estão bem definidos. Como é fato quando o contratante do crédito venha a perder a condição de beneficiário do Bolsa Família. Ainda assim, ele segue como responsável pela quitação do empréstimo ao banco.

“A possibilidade de avanço em uma proposta assim, desafogaria muitos beneficiários. Além disso, incentivaria ao empreendedorismo daqueles que pensam em montar seu próprio negócio e apenas precisam de um incentivo”, acredita o especialista em finanças, Fernando Gonzaga.

A proposta ainda carece de discussão nas casas legislativas até chegar a uma possível sanção presidencial.

FAÇA UMA SIMULAÇÃO

Fernando
Por Fernando,
Publicado em 19 de agosto de 2021

Comentários