Plataforma valoresareceber.bcb.gov.br vai ao ar a partir de 14 de fevereiro

Mais de R$ 8 bilhões esperam pelos brasileiros nos bancos. Esse é o levantamento do Banco Central (Bacen). Na semana passada, a instituição criou um portal para que o cidadão consulte se tem valores a receber. Porém, a quantidade de acessos gerou problemas no site. Erro corrigido, a partir de 14 de fevereiro, a verificação ocorre em um novo canal: valoresareceber.bcb.gov.br.

Nessa plataforma, em seguida à consulta, o cidadão consegue saber se tem valor a receber. Em caso positivo, recebe uma data para conhecer esses valores e solicitar sua transferência.

A partir de 7 de março, o dinheiro começa a cair na conta dos credores Brasil a fora.

De acordo com o Bacen, é fundamental que o cidadão acesse o valoresareceber.bcb.gov.br na data informada. Caso contrário, é preciso fazer uma nova consulta para receber uma nova data.

“Mas ninguém precisa se preocupar. Mesmo se não consultar ou solicitar os valores na data agendada, eles continuam guardados à espera do correntista”, explica o especialista em finanças, Fernando Gonzaga.

Para entrar no Sistema Valores a Receber, é necessário um login gov.br nível prata ou ouro. Caso não tenha, basta se cadastrar, em primeiro lugar, pelo portal gov.br ou pelo App Gov.br (Google Play e App Store).

O antigo acesso pelo Registrato não vale mais. Assim sendo, o portal antigo também está inutilizado.

Não caia em golpes
O único site para consulta e solicitação no sistema é o valoresareceber.bcb.gov.br. Primordialmente, o Banco Central ressalta que não envia links.

Acima de tudo, a instituição não autoriza ninguém a entrar em contato em nome do Banco Central, bem como o Sistema Valores a Receber.

FAÇA UMA SIMULAÇÃO

Fernando
Por Fernando,
Publicado em 07 de fevereiro de 2022

Comentários