Entenda melhor o que é o INPC

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta semana o reajuste do Índice nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O valor ficou em 10,16%. Um pouco abaixo dos 10,18% da prévia divulgada no mês passado, responsável por reajustar o piso salarial nacional de R$ 1.100 para R$ 1.212 e, consequentemente, aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de até um salário mínimo.

Vale ressaltar que cerca de 24 milhões de pessoas recebem esse piso nacional no INSS. “Trata-se de uma diferença pequena. Por isso, a expectativa é de que o Ministério do Trabalho e Previdência, aplique 10,18% para todos os benefícios, alíquotas previdenciárias e auxílios pagos, inclusive para quem recebe acima do mínimo”, projeta o especialista em finanças Fernando Gonzaga.

De acordo com o INSS, “após a divulgação do INPC 2021, o Ministério do Trabalho e Previdência publicará portaria com todos os valores atualizados”. Ainda segundo o instituto, conforme previsto em lei, o INPC serve como base para reajustar os benefícios do INSS. Porém, ainda não há data certa para a publicação dessa portaria, mas ela deverá sair nos próximos dias.

Historicamente, desde 2010, o reajuste do salário mínimo ocorre no mês de janeiro. No entanto, para que ser efetivo no primeiro dia do ano, utiliza-se dados divulgados pelo IBGE de janeiro a novembro do ano anterior, fazendo uma projeção do valor do INPC para dezembro.

É importante destacar que em toda projeção há incertezas, pois os dados realizados podem diferir dos calculados pelos modelos econométricos. Porém, caso ocorra alguma diferença, fica para ser corrigida no ano seguinte.

Fernando
Por Fernando,
Publicado em 13 de janeiro de 2022

Comentários