Servidores federais devem acessar contracheques e consultar férias, entre outros serviços, pela nova plataforma
O Sigepe Mobile está desativado. A partir de agora, servidores públicos do Executivo Federal devem acessar o SouGov.br. Pelo aplicativo, lançado há um mês pelo Ministério da Economia, o trabalhador acessa contracheque, consulta férias ou altera dados cadastrais.
Disponível nas lojas virtuais da Apple (para o sistema iOS) ou PlayStore (para o Android), o SouGov.br foi baixado mais de 597 mil vezes. A nova plataforma ainda tem funcionalidades como envio de atestado de saúde, alteração, entrega de prova de vida digital para aposentados, pensionistas e anistiados com biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
É possível, também, solicitar auxílio transporte e acessar a carteira funcional digital. Tudo isso, diretamente pelo smartphone ou tablet. Gradualmente, o Sigepe Banco de Talentos e o Sigepe Gestor também serão migrados para o novo aplicativo, que pretende oferecer cerca de 50 serviços aos servidores federais e 40 serviços aos gestores públicos até setembro de 2022.
“É preciso deixar claro, porém, que o servidor precisa ter conta no Portal Gov.br, pois vale apenas um login único para acesso aos serviços de gestão de pessoas”, alerta o especialista em finanças, Fernando Gonzaga. “O Ministério da Economia recomenda que os usuários criem contas com os selos prata ou ouro”, completa.
SouGov.br versão web
Sem cravar uma data, o Ministério da Economia destaca que, futuramente, o SouGov.br vai ter a versão web. No entanto, mesmo com a mudança de aplicativo para dispositivos móveis, nada muda para o servidor que faz as consultas pelo computador. Os serviços do Sigepe Servidor e Pensionista continua disponíveis na internet e acessíveis pelo Portal do Servidor, sem qualquer alteração.
Publicado em 04 de junho de 2021